Layout by VICKYS.com.br

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Tommy McCook & Bobby Ellis - Blazing Horns



Se você ouve reggae a algum tempo certamente já ouviu algum comentário, de algum conhecido, dizendo que o reggae é uma música simples, não tem melodias mais elaboradas ou músicos mais experientes. Bom, em parte muitos artistas demonstram essa simplicidade musical, poucas notas, letras simplórias, arranjos básicos, e, de certa forma, pode-se considerar que a beleza também pode vir da simplicidade. Porém, além disso, a Jamaica nos deu grandes instrumentistas como: Jackie Mittoo, Augustus Pablo, Ernest Ranglin, Monty Alexander, dentre outros. Mesmo não tendo nascido na Jamaica, Tommy Mccook é figurinha carimbada no hall dos grandes músicos da música jamaicana. Primeiramente por ter sido membro fundador do lendário grupo SKATALITES. Em seguida, por ter trabalhado com os mais diversos produtores, emprestando suas melodias para as mais diversas produções. Mccook esteve presente, mesmo sob segundo plano, nos discos de muitos cantores, fazendo os mais incríveis solos de saxofone.

Tommy nasceu em Havana, Cuba, em 1927, e com 6 anos foi para a Jamaica. Aos 11, entrou para a Alpha Boys School, a lendária escola de música para jovens órfãos e vítimas da pobreza, aprendendo já cedo a manejar o sax. Pouco depois, foi para Miami, onde entrou em contato com o jazz (principalmente com John Coltrane), influenciando muito suas composições. Em 62, retornou a Jamaica, no início da grande era musical da ilha. E ai, não parou mais... ska, early, roots, dub, rockers... O disco a seguir traz uma curiosidade: na guitarra-base, aparece Albert Griffiths, e na guitarra-solo, Clinton Fearon, ambos Gladiators, além de Ansell Collins, B. Touter Harvey e Sly and Robbie, numa produção de Vivian Jackson (o Yabby You). O disco, feito em parceria com Bobby Ellis, outro grande instrumentista, traz versões instrumentais belíssimas, como: Mine Eyes, presente na coletânea Jesus Dread, além do peso de "Blazing Horns", extended. Reggae instrumental de qualidade para saborear com carinho.

Tommy McCook & Bobby Ellis - Blazing Horns (1977)
Blazing Horns (Pts 1&2)
Tears Of Love
Glorious Lion
Mine Eyes
Jamaican Place
Yellow Bird
Tommy's Mood
Ites Of Zion
Jah

DOWNLOAD

Marcadores: ,

Posted by Canuto Lion @ 22:37
0 Comments

Barbara Jones - For Your Ears Only



Não tem segredo. Onde tem Alvin "GG" Ranglin, tem pedra. Apesar de toda sacanagem que fez, pagando caras pra percorrer a Jamaica comprando discos de vinil de coleções particulares e depois os derretendo para fazer outros discos, consequentemente mais baratos, Alvin é, sem dúvida, um dos grandes produtores da música jamaicana, já desde o final da década de 60. O seu selo, "GG", ou "gg´s HIT", trouxe à público grandes artistas como Gregory Isaacs, em sua melhor fase, bem como os maiores sucessos dos (Mighty)Maytones, Freddy Mckay, Winston Wright, Stanley Beckford (e os Starlights), dentre outros. Mas dentre todas as produções, uma não poderia faltar: Barbara Jones. Uma das grandes vozes femininas da Jamaica, à exemplo de Nora Dean, Phyllis Dillon, Joy White, Flora Adams, Marcia Griffiths etc.

Barbara começou sua carreira no início da década de 70, passando pelas mãos de vários produtores (dentre eles Duke Reid), até chegar a Alvin Ranglin, com o qual sua carreira deslanchou. Depois de muitos sucessos, lançando compactos de 7 polegadas, o selo GG lança o LP "The Best of Barbara Jones", que o selo Jamaican Gold remasterizou e relançou em 1994 com o nome de "For Your Ears Only". Ainda na década de 70, Barbara lança "Don´t Stop Loving Me", acompanhada pelos Revolutionaries. Na década de 80, Barbara Jones continuou lançando bons discos, como "Just When I Need You The Most". Recentemente, sabe-se que Barbara Jones converteu-se, como outros cantores, e pôs início à fase gospel de sua carreira, da qual nada se destaca. Como dito anteriormente, o disco For Your Ears Only, reúne alguns dos maiores sucessos de Barbara Jones, e é uma ótima apresentação da carreira da cantora. Vale a pena curtir.

Barbara Jones - For Your Ears Only
1-Walk Through This World
2-How Much Is That
3-Watching You Grow
4-Someone Who Cares
5-Oh Waht A Night
6-Don't Turn Your Back
7-Release Me
8-Come And Get Yourself Some
9-I Can't Help It Darling
10-Hold On To What You've Got
11-Slim Boy
12-Changing Partners
13-Just A Friend
14-Have A Good Time
15-Why Did You Leave Me
16-For Your Eyes Only

DOWNLOAD

Marcadores:

Posted by Canuto Lion @ 06:44
0 Comments

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Justin Hinds and The Dominoes - Jezebel

Let´s go back to 1976. As ruas de Kingston tinham cheiro de música, Orange Street, Marcus Garvey Av., etc. Um dos discos mais esperados é lançado. Jezebel, o incrível LP de um veterano da música jamaicana, Justin Hinds. Desde o ska, rocksteady e early reggae, uma estrela. O disco traz uma excelente produção, com alguns dos melhores músicos do reggae: Leroy "Horsemouth" Wallace (aquele do filme Rockers), Robbie Shakespear, Tony Chin, Dirty Harry, Vin Gordon ( o filho de Don Drummond), Bobby Ellis, e nos backing vocals: The Dominoes. Um time escolhido a dedo para uma produção de qualidade. Mas o que impressiona, é que o "Jezebel" foi lançado pela "Island". Sabe-se muito bem que as produções da Island são de um outro estilo, principalmente One Drop, como Bob Marley, Pablo Moses, Delroy Washington, etc. O roots reggae de Justin Hinds, certamente é uma exceção à tentativa dos executivos da Island de mostrar o reggae como música de "negros hippies" ou coisa do tipo, mostrando que o reggae tem bem mais talentos do que Bob e companhia.

Justin, nasceu em 1942, em Ocho Rios, e aos 17 anos foi para Kingston, para tentar a sorte na música. Acabou conhecendo mais sobre o movimento negro e as idéias Rastafari, que embasaram alguns de seus trabalhos. Rejeitado por Sir Coxone Dodd, que errou feio, desta vez, Justin acabou encontrando apoio com Duke Reid, que produziu boa parte dos seus trabalhos e fez do jovem talento um cantor conhecido na ilha. O disco Jezebel é o resurgir de Justin, contratado pela Island, após a morte de Duke Reid em 1974. Justin, na década de 80 e 90 fez uma série de bons trabalhos, mostrando que o "roots" está no espírito e não na época em que se grava. Há pouco tempo atrás Justin, realizou o projeto "Jamaica All-Stars", junto com Johnny Moore (o Dizzy, ex-Skatalites), Skully Simms e Sparrow Martin. O projeto, que chegou a se apresentar no festival Rototom, e gravar alguns cds sensacionais, foi interrompido pela morte de Justin, em 16 de março de 2005, vítima de complicações de um câncer. Pouco antes, Justin havia visitado o Brasil, fazendo algumas apresentações.

O disco traz alguns dos sucessos de Justin, como Natty Take Over, do filme Rockers, e Fire, uma música linda, sucesso do reggae nas radiolas de São Luís e de outros estados. Além disso, o clássico Carry Go Bring Come, que imortalizou a voz de Justin Hinds no hall das inesquecíveis da música jamaicana. Simplesmente, reggae de qualidade.


Justin Hinds and The Dominoes - Jezebel
Natty Take Over
Dip And Fall Back
What You Don't Know
Other Land
Precious Morning
Prophecy
Babylon Children
Spotlight
Carry Go Bring Home

DOWNLOAD

Posted by Canuto Lion @ 12:46
1 Comments

Mighty Threes - Africa Shall Stretch Forth Her Hand

Um dos problemas de colecionar e pesquisar música jamaicana é que, muitas vezes, se ouve grandes músicas, grandes vozes, mas não se sabe nada a respeito do artista. Se morreu, se vive, se ainda canta, se compõe, tudo é complicado de dizer, se o cantor ou o grupo não está no patamar da mídia. O grupo a seguir tem esse problema, mas nem por isso deixa de ser um ótimo som e uma ótima adição para qualquer coleção de reggae. Mighty Threes, com a tradição dos grandes trios jamaicanos, não foi um trio famoso, apenas candidatos ao estrelato. O album, de 1978 é o único trabalho dos três conhecido (se é que se pode dizer que é conhecido), além do lançamento, no mesmo ano, de um LP com as versões DUB do album anterior. Em 2004, a gravadora Makasound lançou os dois num só cd.

O disco a seguir é a gravação original do LP de 1978. Apesar de já nascer sobre a regência da batida ROCKERS, o disco traz ainda muitos elementos característicos do Roots, como as melodias, os solos do orgão Hammond, etc. Os maranhenses certamente lembrarão da primeira faixa, Backyard Movement, que por muito tempo circulou em alguns lugares, por entre fitas K7 E MD´s sob o nome de "Maytones", devido a voz do trio ser muito próxima à dos Maytones. O lado b do lp, traz músicas com outras melodias, fazendo um rockers sob influência do "roots and coltcha". Vale a pena se desocupar de suas atividades por uma horinha e curtir esse lp raro.



Mighty Threes - Africa Shall Stretch Forth Her Hand
1-Back Yard Movement
2-Good Things Going On
3-Don't Say You Don't Love
4-Nearer To Africa
5-Rasta Business
6-Sinking In The Mist
7-Sata

DOWNLOAD

Posted by Canuto Lion @ 11:35
1 Comments

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Rebel Lion - Live at Canto das Tribos


Bom, para iniciar a brincadeira, apresento, para aqueles que ainda não tiveram o prazer de conhecer, a grande banda cearense Rebel Lion. Você pode se perguntar: Mas como uma banda lá do Ceará, nesse fim de mundo, pode fazer reggae de qualidade? Bom, a resposta eu não sei dar, mas posso começar publicando o cd Live at Canto das Tribos. O albúm não foi lançado oficialmente, mas traz a qualidade da Rebel Lion no palco que a consagrou, o do saudoso Canto das Tribos, um dos mais significativos espaços para a propagação do reggae em Fortaleza, até o seu fim.

A REBEL LION representa uma rebelião musical em Fortaleza. Formada em 1990 – é uma das bandas com maior tempo de atividade no cenário musical cearense - sendo responsável pela introdução do reggae no estado. Sua sonoridade é bastante próxima do reggae jamaicano da década de 70, buscando a diversidade rítmica do reggae raiz através dos estilos: roots, rockers, dj, dub e rub-a-dub, sendo uma das bandas pioneiras do roots reggae feito no Brasil. O líder, Gianni Zion, há 3 décadas pesquisa e coleciona discos de reggae, tendo realizado visitas à Jamaica, Inglaterra e USA em busca de mais conhecimentos sobre o reggae. Zion é também o compositor e arranjador da banda com quase 100 músicas próprias. Durante sua trajetória, a banda já dividiu os palcos com os maiores nomes do reggae mundial: The Wailers (banda de Bob Marley), Alpha Blondy, Steel Pulse (Inglaterra), Gladiators, Jimmy Cliff e Gregory Isaacs e nacional: Cidade Negra, Natiruts, Edson Gomes, Olodum e Tribo de Jah, além de acompanhar os legendários artistas jamaicanos Eric Donaldson, Jackie Brown e Owen Gray e o africano Tiken Jah Fakoly, em shows no Brasil. Dois desses grandes nomes jamaicanos gravaram composições da Rebel Lion: Eric Donaldson (Peace and Rest) e Jackie Brown (Wicked Babylon), músicas que estarão no tão esperado CD de estúdio da banda, que deverá ser lançado em 2008.




Rebel Lion - Live! at Canto das Tribos
01 - So much trouble in the world (Bob Marley)
02 - Rebellion
03 - Have you ever seen the rain (Creedence Clearwater)
04 - Sinta a musica (Frankie Diamond)
05 - My mind (Hugh Mundell)
06 - Jah warrior
07 - Chant a play
08 - Capital do Reggae
09 - I'm still waiting (Delroy Wilson / Bob Marley )
10 - A Prayer To Jah
11 - Do mama do (Meditations)
12 - There´s No Love
13 - Look what you're doing to me (Owen Gray)
14 - Man in my pyjama (Rupert Martin)
15 - Ballistic affair (Leroy Smart)
16 - No good girl (BB Seaton)
17 - Fire Down Babylon
18 - Dream come true (Gregory Isaacs)
19 - The wonder of you (Lloyd Parks)
20 - People in the ghetto (The Expressions)


DOWNLOAD

Marcadores: ,

Posted by Canuto Lion @ 23:31
4 Comments

Links

. Reggae Total
You & Me On a Jamboree
. ORKUT: As Pedras Rolam Aqui

Last Posts

. Junior English - Naturally High (Burning Sounds 1978)
. (video) BLACK TIME
. VA - Trojan Reggae Party (Recorded Live) [ R A R E ]
. David Isaacs - Love and Devotion
. V.A. - I Can't Resist Your Tenderness
. The Blues Busters - Each One Teach One [ R A R E ]
. Eric Donaldson - Keep On Riding (1976)
. O Maior DJ de todos os tempos
. VA - Roots Music
. VA - Tuff Days (Coletânea Exclusiva)

Archive

abril 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
maio 2008