Layout by VICKYS.com.br

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Justin Hinds and The Dominoes - Jezebel

Let´s go back to 1976. As ruas de Kingston tinham cheiro de música, Orange Street, Marcus Garvey Av., etc. Um dos discos mais esperados é lançado. Jezebel, o incrível LP de um veterano da música jamaicana, Justin Hinds. Desde o ska, rocksteady e early reggae, uma estrela. O disco traz uma excelente produção, com alguns dos melhores músicos do reggae: Leroy "Horsemouth" Wallace (aquele do filme Rockers), Robbie Shakespear, Tony Chin, Dirty Harry, Vin Gordon ( o filho de Don Drummond), Bobby Ellis, e nos backing vocals: The Dominoes. Um time escolhido a dedo para uma produção de qualidade. Mas o que impressiona, é que o "Jezebel" foi lançado pela "Island". Sabe-se muito bem que as produções da Island são de um outro estilo, principalmente One Drop, como Bob Marley, Pablo Moses, Delroy Washington, etc. O roots reggae de Justin Hinds, certamente é uma exceção à tentativa dos executivos da Island de mostrar o reggae como música de "negros hippies" ou coisa do tipo, mostrando que o reggae tem bem mais talentos do que Bob e companhia.

Justin, nasceu em 1942, em Ocho Rios, e aos 17 anos foi para Kingston, para tentar a sorte na música. Acabou conhecendo mais sobre o movimento negro e as idéias Rastafari, que embasaram alguns de seus trabalhos. Rejeitado por Sir Coxone Dodd, que errou feio, desta vez, Justin acabou encontrando apoio com Duke Reid, que produziu boa parte dos seus trabalhos e fez do jovem talento um cantor conhecido na ilha. O disco Jezebel é o resurgir de Justin, contratado pela Island, após a morte de Duke Reid em 1974. Justin, na década de 80 e 90 fez uma série de bons trabalhos, mostrando que o "roots" está no espírito e não na época em que se grava. Há pouco tempo atrás Justin, realizou o projeto "Jamaica All-Stars", junto com Johnny Moore (o Dizzy, ex-Skatalites), Skully Simms e Sparrow Martin. O projeto, que chegou a se apresentar no festival Rototom, e gravar alguns cds sensacionais, foi interrompido pela morte de Justin, em 16 de março de 2005, vítima de complicações de um câncer. Pouco antes, Justin havia visitado o Brasil, fazendo algumas apresentações.

O disco traz alguns dos sucessos de Justin, como Natty Take Over, do filme Rockers, e Fire, uma música linda, sucesso do reggae nas radiolas de São Luís e de outros estados. Além disso, o clássico Carry Go Bring Come, que imortalizou a voz de Justin Hinds no hall das inesquecíveis da música jamaicana. Simplesmente, reggae de qualidade.


Justin Hinds and The Dominoes - Jezebel
Natty Take Over
Dip And Fall Back
What You Don't Know
Other Land
Precious Morning
Prophecy
Babylon Children
Spotlight
Carry Go Bring Home

DOWNLOAD

Posted by Canuto Lion @ 12:46

1 Comments

Blogger Fausto Siqueira said...

Muito bom mesmo este CD !! Obrigado pelas informações
roots

27 de setembro de 2008 às 11:48  

Postar um comentário

<< Home

Links

. Reggae Total
You & Me On a Jamboree
. ORKUT: As Pedras Rolam Aqui

Last Posts

. Mighty Threes - Africa Shall Stretch Forth Her Hand
. Rebel Lion - Live at Canto das Tribos
. Iniciando os trabalhos